segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Festival da Terra Ara Pyau

A Escola Indígena Itaty nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2016, realizou no Centro de Formação Tataendy Rupa, o  Festival da Terra Ara Pyau, em comemoração do Ano Novo Guarani, onde um ciclo termina e ao mesmo tempo um novo inicia.
No dia 27, a Abertura deu-se com apresentação do Coral Tape Mirim da Tekoa Itaty, em seguida aconteceu a troca de sementes entre os convidados e comunidade depois o ritual de consagração feita pelos jovens Mbya Guarani.

Imagem 1. Exposição das Sementes

Imagem 2. Consagração das Sementes pelos Jovens Mbya Guarani da Tekoa Itaty

Logo em seguida como planejado os homens presentes foram preparar o solo, que culturalmente são os homens que preparam o solo e quem planta a semente, são as mulheres.

Imagem 3.


Imagem 4.

Contou com a participação dos “Pallassos enrebeldia” que encerraram sua temporada de apresentação do Festival pela Terra aqui na TI Morro dos Cavalos. Também, contou com a participação surpresa do Maracatu Arrasta Ilha que contagiou as pessoas presente. 

Imagem 5.  Palhaços em rebeldia

Imagem 6. Arrasta Ilha

O objetivo do evento foi mostrar um pouco da realidade do Povo Mbya Guarani aqui no Morro dos Cavalos, com relação a agricultura, manuseio e preparo do solo, a importância da troca de sementes, a relação do ser humano com as sementes e o solo. Tudo isso foi abordado durante o evento, e as pessoas presente conseguiram entender isso, ver e vivenciar um pouco da Vida Guarani.

       Finalizamos o evento  dia 28 pela manhã com a construção de uma pequena horta medicinal e apresentação do Documentário Nhandé va’e kue meme’i “ Os seres vivos da mata e sua vida com as pessoas” e explicação dos Professores Marcelo Wera Mirim e Marcos Karai Popygua, sobre a relação dos animais com a agricultura Guarani

Mais fotos nos álbuns abaixo: 







Comentário(s)
0 Comentário(s)
Comentário(s)
0 Comentário(s)